Deberton Filmes
×
×

Dando pinta em Hollywood

O Melhor Amigo estreia em Los Angeles, EUA

No próximo domingo, 13, o curta-metragem O Melhor Amigo, do cearense Allan Deberton terá sua primeira exibição no Outfest Los Angeles LGBT Film Festival, um dos mais importantes festivais de cinema dedicados à diversidade sexual.

É a cereja do bolo na trajetória muito bem-sucedida do filme, que conta a paixão de Lucas (Jesuíta Barbosa) por Felipe (Victor Sousa), amigo com quem divide a casa. Entre Cabo Verde, onde produz o documentário O Outro Lado do Atlântico, de Daniele Ellery e Márcio Câmara, e os Estados Unidos, para onde embarcou na madrugada de hoje para acompanhar o festival, Allan conversou com Cena G.

O POVO – Como surgiu a ideia de O Melhor Amigo?
Allan Deberton – Eu estava na etapa de pós-produção do meu curta anterior, Doce de Coco (2010, CE), e com muita saudade de filmar! Aproveitei este momento melancólico, em que vinham à tona várias lembranças, inclusive de amores, de amigos, do período da faculdade e coloquei estes sentimentos no papel. Tem uma cena do filme, a da barraca de praia com os telefones, por exemplo, que veio de lembranças da infância! Eu ouvi uma tia combinar com uma amiga dela de ir para um bar com telefones, paquerar… Nunca fui a este local, não existe mais, mas coloquei no filme.

OP – Como foi a escolha do elenco?
Allan – A partir de casting com atores locais. Convidei o Jesuíta Barbosa para fazer o teste. No período, ele tinha acabado de voltar de Berlim, onde filmava Praia do Futuro, de Karim Aïnouz. Tive a sorte de tê-lo reencontrado. Marta Aurélia, que escandaliza com o papel feminino, é um manjar dos Deuses.

OP – Como tem sido a carreira do filme?
Allan – A primeira exibição foi no Cine Ceará 2013, onde acabou ganhando o prêmio de Melhor Produção Cearense. De lá pra cá, participou de festivais brasileiros como o Internacional de Cinema de Recife, Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte Film Festival, MixBrasil, Cineport, Arariboia Cine, For Rainbow, Curta Taquary, Recifest, Close e muitos outros. A carreira internacional está sendo maravilhosa! O filme já foi exibido em importantes festivais na Alemanha, Áustria, Austrália, Itália, Albânia, Sérvia, Índia, Chile, Argentina, Estados Unidos e Canadá! Até agora participamos de 38 festivais e recebemos 12 prêmios.

OP – Como será a participação nesse festival nos Estados Unidos?
Allan – Estamos participando do OutFest Los Angeles, que é um festival fundado pela Academia de Artes e Ciências Cinematograficas de Hollywood, a instituição que premia os filmes do Oscar. O OutFest é um festival apresentado pela HBO, com patrocínio da Sony e com promoção do The Hollywood Reporter e Variety. Ou seja, participar de um festival assim, no fervo de Hollywood é algo que nunca sonhei. Estou muito feliz (amedrontado também). 🙂